Há dietas chutadas por isso é fácil perder de vista questões como como funciona uma dieta ou quais são os benefícios e riscos da mesma. A última moda no mundo da nutrição é o jejum intermitente. Este tipo de dieta é muito popular entre os atletas e para as pessoas que querem perder peso é o método definitivo. Então decidimos dar uma olhada e compartilhar com você o que descobrimos.
Jejum intermitente: mulher preparando comida

O QUE É JEJUM INTERMITENTE?

Como o próprio nome sugere, o jejum intermitente é um modelo de alimentação que passa por ciclos, com períodos de jejum e alimentação. Estritamente falando, não é uma dieta, mas sim um programa de refeição. Você não é dito o que você tem que comer, mas você tem que se concentrar em quando você come.
Existem vários métodos de jejum intermitente. Os mais populares são:
  • O método 16/8:  é conhecido como o método "Leangains". Com ele você pode comer por 8 horas e você tem que jejuar por 16. Em suma, o período normal de jejum inclui o sono e mais algumas horas. Você pode pular o café da manhã, por exemplo, e fazer a primeira refeição ao meio-dia e continuar comendo até as 8.
  • Dieta 5: 2:  A ideia é que durante dois dias por semana você reduza sua ingestão de calorias a um máximo de 500-600 calorias por dia. Os dias não precisam ser consecutivos. Nos outros cinco dias você pode comer o que quiser.
  • Coma, pare, coma:  este tipo de jejum intermitente alterna dias de jejum com dias de comer.Você come o que você quer por 24 horas e, em seguida, você faz uma pausa para o almoço no dia seguinte. Você precisa repetir esse padrão uma ou duas vezes por semana. Bebidas sem calorias são permitidas.

O SEU EQUILÍBRIO HORMONAL TAMBÉM MUDA

O jejum intermitente faz muito mais do que apenas restringir a ingestão calórica. Também altera os hormônios do corpo para que eles possam fazer melhor uso de suas reservas de gordura. As seguintes alterações ocorrem:
  • O jejum intermitente melhora a sensibilidade à insulina, especialmente em combinação com o exercício. Isto é muito importante para pessoas que têm problemas de peso porque os baixos níveis de insulina estão relacionados a uma melhor queima de gordura.
  • O oposto é resistência à insulina. Alguns estudos mostraram que um aumento no peso pode interferir na capacidade da insulina de baixar os níveis de açúcar no sangue, resultando em mais insulina. Isso favorece o armazenamento de gordura.
  • A secreção do hormônio do crescimento aumenta, acelerando a síntese de proteínas e disponibilizando gordura como fonte de energia. Isso significa, em poucas palavras, que você queima gordura e constrói músculos mais rapidamente. É por isso que o hormônio do crescimento é tomado em grandes quantidades no culturismo como agente de doping.
Além disso, de acordo com estudos, o jejum ativa a autofagia, que elimina as células danificadas, contribui para a reparação e auxilia no processo de regeneração do corpo.
Uma tigela com salada grega ao lado de uma fita métrica.

VOCÊ VAI PERDER PESO SE VOCÊ FIZER ISSO BEM

Se você pular refeições e criar um déficit calórico, perderá peso. A menos que você componha os períodos de jejum com alimentos que estão cheios de gordura e açúcar. Pode acontecer: este tipo de padrão alimentar não diz quais os alimentos que você pode ou não comer. Alguns estudos descobriram que o jejum intermitente (se bem feito) pode ser eficaz tanto para prevenir diabetes tipo 2 e para reduzir calorias. Além disso, o corpo aprende a processar os alimentos consumidos durante o período de alimentação melhor e mais eficiente. Outros estudos descobriram que uma combinação do método 16/8 e treinamento de força (com peso e peso) pode reduzir mais gordura do que o treinamento de força sozinho. Isso também significa que é particularmente eficaz quando você combina com exercícios regulares.
Nota : este tipo de dieta não é necessariamente eficaz para pessoas que têm diabetes, pressão alta ou mulheres grávidas ou lactantes. Você deve consultar seu médico antes de mudar seus hábitos alimentares.

NÃO ESQUEÇA O ASPECTO SOCIAL

O jejum intermitente pode ser uma boa maneira de perder peso, mas você parou para pensar sobre o aspecto social? Imagine: alguns amigos convidam você para um brunch de  aniversário em um domingo. Há cereais, frutas frescas, iogurte, ovos, legumes, salmão ... Todos os seus amigos servem uma porção generosa. E você? Você senta ao seu lado e bebe sua água. Afinal, são apenas dez horas da manhã e você não poderá comer até as tardes. Você também ficou para jantar, então você tem que aproveitar ao máximo seu período de 8 horas. Se você quiser planejar bem seus jejuns, você deve poder desfrutar da comida com seus amigos e familiares. Mas, em termos gerais, esse tipo de padrão não lhe deixa muita liberdade para improvisar.
Jejum intermitente: comer em família

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ FICA COM FOME?

Muitas pessoas que tentam o jejum intermitente reclamam de ataques de fome, fadiga e desejo, o que faz sentido se você pular comida. Mas outros dizem que a fome desaparece depois de passar a fase crítica (cerca de dois dias). Se você está com muita fome no meio, você pode tentar beber chá verde ou café para ajudá-lo a chegar à próxima refeição.

EM RESUMO:

O jejum intermitente não é para todos, mas pode ser um bom método para reduzir a gordura corporal. Você deve assistir a comida que você come quando você come, desde que você não pode encher-se de hambúrgueres, frituras e pizza. O importante é ter uma dieta saudável e equilibrada.